ANGUSTIA NO COTIDIANO
- Rodney Sales
- 12 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
ANGUSTIA NO COTIDIANO

Pressa é um sinal de incompetência e velocidade é um sinal de perícia.
Por exemplo, eu quero velocidade para ser atendido, mas não quero pressa na consulta.
O apressamento no nosso dia-a-dia é pernicioso, nos tira o tempo de reflexão, meditação, etc. Tirar de nós a possibilidade de tédio é muito ruim. Só no tédio que temos a possibilidade de criação. A ciência, filosofia, a arte, etc. nascem do tédio e não da ocupação. Gente ocupada não faz outra coisa a não ser o que está fazendo. Gente desocupada, porque querer fazer algo, consegue produzir.
As crianças do hoje têm sempre muito que fazer o dia todo e isso as tem deixado muito angustiadas. As redes sociais com as novas tecnologias nos ocupam de maneira constante. Se ocupando de maneira constantemente, você nunca ficará sem o que fazer.
Já existem pessoas que estão se deligando de grupos por não querer mais dar satisfação o tempo todo de tudo que se faz e ter que ficar olhando o tempo todo por publicações. Estás situações geram ansiedade, e ela vem porque você pergunta (publica) algo e ninguém te responde e isso te atrapalha, é distrativo. Não quero dizer que seja catastrófico. É preciso utilizar de maneira inteligente.
Algumas pessoas estão se cansando de postar passeios, jantares, baladas, etc. o tempo todo e se tornando mais políticas. E espero que o efeito colateral das redes sociais seja um pouco mais de política, o que pode trazer um benefício, uma vez que democracia é a possibilidade de intervir na prática, com manifestações, discordâncias e acolhimentos. Tomemos cuidado, pois no mundo todos têm um pouco da baba de Caim, como diz Cortella.
Não sou avesso às tecnologias, mas também não me deixo entorpecer. Gosto de conhecer sobre as tecnologias o bastante para não ficar velho, o que é diferente de idoso. Idoso é uma pessoa com bastante idade e velha é aquela pessoa que já sabe o bastante não precisa aprender mais. Idoso é uma pessoa de 70 ou 80 anos. Sabe a diferença do idoso para o velho? O velho é aquele que acha que já está pronto. A palavra “perfeito” significa no latim aquilo que está pronto, acabado, feito por inteiro. Einstein dizia o seguinte: “é tolice fazer sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente”. Precisamos tomar cuidado para não sermos velhos tolos. Precisamos ser sábios idosos.
Rodney Sales
Comments