top of page

O QUE É A PSICANÁLISE I

  • Foto do escritor: Rodney Sales
    Rodney Sales
  • 12 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Simplificar algo quando este é muito complexo torna-se sempre um risco.

Antes de Freud, Schopenhauer, Leibniz e Von Hartmann já falavam em inconsciente, mas como algo “não consciente”.

Freud irá tratar o inconsciente como um lugar, não como adjetivo e sim como substantivo. Assim, o inconsciente existe em lugar definido, um ”topos”. Sendo assim, a psicanálise faz um estudo topológico transformando-se em um método científico.

A psique passa a ter forma e se dividindo em inconsciente, pré-consciente e consciente. Em um segundo momento, temos os conceitos de Ego, Id e Super ego (Ich, Es, Überich).

A Psicanálise é uma disciplina científica criada e pelo médico e neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) que tem como objetivo investigar e o tratar as doenças mentais. A psicanálise consiste em decifrar e analisar os conflitos sexuais que são originados no período da infância guardados no inconsciente.

O objeto de estudo da psicanálise é decifrar o inconsciente, e a análise é realizada por meio da fala, ações, símbolos, fantasias, sonhos e sintomas clínicos do paciente e da associação livre dos seus pensamentos. Ao psicanalista fica o encargo de analisar quais as coisas, dentro dessas manifestações, que refletem um conflito inconsciente.

Podemos definir a psicanálise nos dias de hoje como um método de tratamento e autoconhecimento. Com a característica de satisfazer ao "gozo" com do paciente com a adequação responsável e sem nenhuma ideologia ou fármacos.

A teoria geral da psicanálise tem evoluído gradualmente desde o século XIX, introduzindo modificações e alterações gradativamente e conforme se realizam e organizam novas situações, teorias e modelos. As contribuições de psicanalistas, tais como Lacan, Melanie Klein, Winnicott, Bion, Dolto e muitos outros psicanalistas contemporâneos.

Devido aos avanços das ciências e das comunicações os homens e as mulheres não adoecem mais da mesma forma e não ficamos mais felizes ou infelizes como antes.

O encargo da psicanálise não deve ser a de tirar a dor da pessoa, mas de ajuda-la a compreender e elucidar as situações vivenciadas e por fim, superá-las.

Rodney Sales

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page